quarta-feira, 4 de maio de 2011

Goiás e Tocantins na rota de tremores

Razão é falha geológica localizada entre o Estado e Tocantins, mas sismos não podem alcançar magnitudes do Oriente. Em apenas um dia, em março, três tremores de terra foram registrados.

De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), todos ocorreram na região Norte do Estado, próximo ao município de Estrela do Norte (GO). Os intervalos entre eles foram de cerca de dois minutos. A razão é uma falha geológica localizada entre os Estados de Goiás e Tocantins. Os tremores foram leves, mas puderam ser sentidos pelos moradores em alguns locais. Apesar da frequência, especialista garante que as consequências dos sismos em Goiás não poderão alcançar as magnitudes dos terremotos ocorridos no Oriente. Em todo o País, cerca de 90 tremores ocorrem anualmente, muitos deles em Goiás, principalmente na região Norte do Estado.
Em fevereiro, outro tremor na região Norte pôde ser observado. No dia 26, por volta das 22h52, um tremor alcançou 3,4 pontos na escala de cálculos na mesma cidade. O abalo foi originado em um epicentro, com cerca de 8 km de profundidade. Outros municípios próximo, como Mutunópolis, também puderam sentir as movimentações do chão. Em janeiro, entre os municípios de Formoso e Trombas, o abalo foi um pouco mais forte. Com registro de 4,1 pontos na Escala Richter, os tremores assustaram os moradores. O primeiro abalo ocorreu por volta das 11h49. Sete minutos depois, outro, com magnitude de 2,8 pontos foi novamente sentido na região.
Segundo o coordenador do Observatório Sismológico da UnB, Lucas Vieira Barros, desde outubro do ano passado, quando um sismo principal de 4,6 pontos foi sentido em Mara Rosa, por volta das 16h08, outros secundários têm sido observados na mesma região. Esse, que é considerado o principal abalo, ocorreu em 8 de outubro do ano passado e os tremores foram sentido inclusive na Capital do Estado, que fica a 367 km de distância. Segundo informações dos Bombeiros na época, o tremor foi sentido no Setor Oeste e nos arredores da Praça Cívica, no Centro. Não há como definir por quanto tempo a região continuará a ser palco desse tipo de tremor.
No Distrito Federal, de acordo com dados do Observatório, o tremor foi sentido em várias regiões, como Plano Piloto, Santa Maria, Águas Claras, Taguatinga e Setor de Indústrias. Alguns prédios foram desocupados por medida de precaução e, na época, moradores relataram que tinham sentido o tremor por volta das 17h15. Apesar do alcance, o coordenador do Observatório explica que no Brasil não houve, até agora, sismos devastadores, como os registrados no Japão nos últimos dias. Segundo ele, as movimentações das placas que, originam as movimentações, são diferentes das que formaram as grandes ondas no Japão.
Tremores sentidos são provocados por uma falha
geológica localizada entre Goiás e o Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário